Caminhada 18 de maio marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Marquinho

No dia 18 de maio, a cidade de Marquinho dedicou-se a uma importante causa: a reflexão e informação sobre o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Caminhada 18 de maio, organizada pela Secretaria de Ação Social, deu início às atividades do Dia Nacional de Combate a esse grave problema social.

O evento teve lugar na Escola Municipal Rui Barbosa e contou com a participação ativa de membros da comunidade e autoridades locais. Durante a manhã e à tarde, os participantes percorreram as ruas de Marquinho em uma caminhada simbólica, demonstrando solidariedade e engajamento na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. A caminhada reforçou a importância da conscientização e prevenção do abuso e da exploração sexual.

Dentro do projeto "Construindo Laços", os alunos tiveram a oportunidade de se expressar e mostrar seus talentos por meio de diversas apresentações. A banda municipal, a dança urbana e uma peça teatral emocionante foram algumas das atividades que abordaram a temática dos agressores no convívio diário com crianças e adolescentes. Essas performances destacaram a necessidade de estar atento aos sinais e promover um ambiente seguro para as futuras gerações.

Além disso, a psicóloga da Rede Municipal de Ensino, Adriele Bortoluzzi, realizou um circuito de palestras nas Escolas Rurais Cândido Xavier e Domingos Lopes, compartilhando conhecimento e promovendo a conscientização sobre a prevenção do abuso e da exploração sexual.

Durante a tarde, um ato simbólico marcou o encerramento das atividades. Após as apresentações culturais, os participantes seguiram em caminhada até a praça Olídio Dal Pai, onde fixaram balões como forma de alertar a sociedade sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Essa ação representou a união da comunidade em prol da proteção das crianças e adolescentes, transmitindo uma mensagem de esperança e apoio.

"Agradecemos a todos os participantes por seu envolvimento e dedicação. O combate à violência contra crianças e adolescentes é uma tarefa diária, e convidamos a todos a se juntarem a nós nessa luta, fazendo a diferença na vida dessas jovens mentes. Nossas crianças merecem crescer em um mundo seguro, cheio de amor e oportunidades", destacou a primeira-dama Tisiane Varela S. Bolzon.

A Caminhada 18 de maio em Marquinho foi um evento significativo, reafirmando o compromisso da comunidade em proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes. O dia foi marcado por momentos de reflexão, conscientização e esperança em um futuro melhor para todos.